Total de visualizações de página

sábado, 12 de novembro de 2011

Crie sua própria Felicidade

Existe receita para a felicidade? Felicidade existe? Fazemos essas perguntas a nós mesmas inúmeras vezes. Mesmo as pessoas que dizem saber o que é felicidade, sentem certa dificuldade em defini-la, pois para cada um significa algo diferente.


Para uns é ter dinheiro e tudo o que ele pode comprar, para outros, é muito mais profundo e que dinheiro algum pode comprar. E para você, o que é ser feliz? Se for difícil responder a essa pergunta, você poderá começar identificando quais são os obstáculos que o impedem de se sentir feliz. Pode ser a não aceitação de si mesmo, a busca de aprovação dos outros, a baixa auto-estima, a falta de perspectiva, a falta de emprego, mas muitos sequer sabem o que os fariam felizes. Ou ainda, você pode pensar que só será feliz quando conseguir eliminar os quilos indesejados.

Mas será que felicidade só se restringe ao peso de seu corpo? Quem cresceu, por exemplo, em um ambiente de brigas, conflitos, por mais que queira, nem sempre consegue se permitir viver num ambiente diferente, com calma e harmonia. Outros, mesmo tendo crescido num ambiente calmo, podem ter aprendido que felicidade é tudo aquilo que o dinheiro pode comprar, sempre acreditando que a felicidade viria depois de conseguirem aquela casa, aquele carro, aquele emprego, quando chegar ao peso desejado, e depois de conseguirem, percebem que a sensação de vazio continua exatamente igual, mas até chegar nesse ponto, muitos anos se passaram.


De um modo geral, somos "treinadas, condicionadas" a negar nossas necessidades e desejos, sempre colocando à frente as necessidades dos outros e ficamos sempre por último e quando chega a nossa vez, estamos tão cansadas que nada mais fazemos, ou seja, estamos sempre nos colocando de lado, negando aquilo que mais queremos. Mas o que queremos parece que pouco importa, quando na verdade, deveria ser o contrário, isso não quer dizer, ser egoísta, mas sim, que merecemos fazer algo por nós mesmas.

A felicidade não é algo que precise ser adiado para "quem sabe um dia, para o futuro, para depois que se conseguir algo ou para o amanhã", sempre condicionada a algo. A felicidade está muito mais ligada a um sentimento interno, da satisfação com seu próprio jeito de viver e encarar as diversas situações que a vida em seu percurso te coloca.

Liberte-se da necessidade de condicionar sua capacidade de ser feliz só depois que conseguir algo, você pode ser feliz agora. É, agora mesmo! Como? Primeiro identifique tudo que tem te deixado triste, insatisfeita, infeliz. Escreva, faça uma lista, não importa quanto ela seja enorme, faça a lista assim mesmo.

Depois faça outra lista, escreva o que depende somente de você para modificar cada situação. Evidentemente, você não poderá mudar o que depende de outras pessoas, mas poderá mudar sua maneira de reagir a cada situação que incomoda. Pode ser que você viva ao lado de pessoas que a magoam, a critiquem a todo o momento, que te desprezam, que não consideram seus sentimentos e nem respeitam suas necessidades, e muito menos valorizam tudo que faz, dessa forma fica realmente difícil encontrar paz.

Se possível, afaste-se de pessoas que só sugam sua energia e que te fazem sentir que você não tem nada de bom a oferecer. Não acredite nisso, pois todos têm algo bom e você também tem. Nunca coloque seu valor enquanto pessoa nas mãos de ninguém. Saiba valorizar cada conquista que fizer, aprenda a reconhecer e celebrar tudo que te faz crescer, evoluir.

Feitas as duas listas, pense em propostas para amenizar cada situação, lembre-se, você só pode mudar aquilo que depende de você, ou no máximo, aquilo que o outro também está disposto a mudar para melhorar uma situação ou uma relação, do contrário, você poderá continuar esperando e se frustrando.

Há pessoas que simplesmente não se permitem ser feliz. Nesse caso, é preciso identificar as causas. A opção é sua, mas lamentar-se ou colocar-se no papel de vítima de nada irá adiantar, muito menos colocar a sua vida não mão do outro. Você é responsável por você, inclusive por ser feliz! Cada um deve entender que precisamos de muito pouco para sermos felizes. E está tudo dentro de nós.

Agora se pergunte o que te faz feliz e ouça a resposta. A felicidade é uma sensação de bem-estar, de equilíbrio, paz, harmonia, que não é possível ganhar, comprar, ou condicionar, é uma conquista diária de esperança, então por que não se permitir começar a senti-la agora? Acreditar que você merece ser feliz é a própria esperança e ir em sua busca do que deseja é a própria felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário